O Komatsu 951XC é um novo harvester para o corte final de árvores em terrenos íngremes e em solo macio. O design de oito rodas, combinado com o conceito estável da Komatsu, garante uma máquina com grande estabilidade, excelente capacidade de manobra e baixa pressão sobre o solo. O Komatsu 951XC também foi optimizado para ser utilizado com o cabeçote Komatsu C164 - uma cabeça processadora especialmente concebida para o abate de árvores de grande porte - embora, naturalmente, funcione igualmente bem com uma série de outras cabeças.


Para condições exigentes

O Komatsu 951XC faz parte da série de produtos da Komatsu Forest de máquinas especialmente projetadas para condições desafiadoras.

"Agora temos uma linha completa de máquinas de oito rodas, especialmente projetadas para condições exigentes", afirma Joakim Johansson, gerente de produtos de harvesters da Komatsu Forest.


Compacto e mais forte

O design da máquina é muito parecido com o do Komatsu 951, embora existam algumas diferenças. O Komatsu 951XC tem o mesmo tamanho de roda que o 931XC, o que confere à máquina um design mais compacto e faz com que o 951XC tenha um comprimento total de máquina menor que o do Komatsu 951.

O Komatsu 951XC tem 242 kN de força de tração subjacente e uma interação única entre o motor, o sistema de controlo e a transmissão de potência. A transmissão hidrostática permite que a potência do motor seja totalmente utilizada, proporcionando vantagens consideráveis em terrenos difíceis, bem como uma excelente capacidade de subida. Isto deve-se em grande parte à bomba hidrostática de grandes dimensões da máquina, que consegue manter velocidades mais elevadas com forças de tração elevadas.

"O que é especial no 951XC é o facto de combinar a força de um 951 com um design extremamente compacto. Uma vez que tem aproximadamente as mesmas dimensões que o 931XC, pode ser utilizado em stands mais densos", explica Joakim.

A 951XC também está equipada com reduções de cubo. Elas oferecem uma vantagem quando se trabalha em condições difíceis, como terrenos íngremes, com neve ou molhados, pois aumentam a vida útil do bogie e, portanto, a confiabilidade da máquina.

O Komatsu 951XC tem um novo sistema hidráulico de trabalho para melhor utilizar o motor diesel. O novo sistema hidráulico também proporciona uma alimentação mais rápida desde o início até à velocidade máxima e permite que o motor da serra trabalhe de forma ainda mais eficiente.

"O novo sistema hidráulico de trabalho contribui para a sensação de um motor ainda mais forte, de acordo com os operadores de teste que têm estado a trabalhar com a 951XC", afirma Joakim.

Embora o sistema hidráulico de trabalho seja novo, em todos os outros aspectos o Komatsu 951XC partilha o mesmo design comprovado de outros harvesters Komatsu, ou seja, o 3PS.

"Isso permite que várias funções da grua e do cabeçote sejam usadas simultaneamente com a potência hidráulica máxima mantida, tudo graças à coordenação da potência hidráulica da máquina", continua Joakim.


Grua potente

Todos os harvesters Komatsu são equipados com gruas paralelas, o que acontece desde 1999. Com o conceito de design Komatsu Forest, as lanças de elevação e as lanças exteriores estão ligadas, eliminando assim todo um aspeto do controlo da grua. Esse conceito simplifica a operação da grua, garantindo que o cabeçote esteja sempre nivelado, independentemente do estágio do ciclo da grua. A grua paralela foi também inteligentemente concebida para ser rápida nos seus movimentos de saída, quando a cabeça está descarregada, e potente nos seus movimentos de retorno, quando a cabeça está fortemente carregada.

Em comparação com a 951, a Komatsu 951XC tem uma distância significativamente menor entre o centro da grua e as rodas dianteiras. Isso cria uma área de trabalho maior na frente da máquina, o que permite que o operador trabalhe com alcances mais curtos.

"A nova área de trabalho maior à frente da máquina significa movimentos mais poderosos da grua. E para aqueles que equipam as suas máquinas com a Smart Crane, obtêm uma grua ainda mais fácil de manobrar e com excelente precisão", explica Joakim.


Ambiente do operador

O Komatsu 951XC, assim como todos os outros harvesters Komatsu, apresenta um ambiente de operador de alto desempenho. Exemplos das muitas vantagens incluem a cabine espaçosa, a boa visibilidade e o clima confortável da cabine.

Graças à estabilidade e ao nivelamento da cabina da máquina, o operador está sempre sentado ao mesmo nível, sem necessidade de se esticar e esforçar para manter uma boa posição sentada. O 951XC é, como todos os harvesters Komatsu, baseado no conceito Komatsu testado e comprovado que oferece uma distribuição de peso favorável e tem um centro de gravidade baixo. Além disso, os harvesters de oito rodas da série XC têm um bogie duplo oscilante na estrutura traseira, o que confere às máquinas características de manuseio totalmente exclusivas.

"O nosso bogie duplo oscilante no chassis traseiro é uma inovação de que nos orgulhamos muito. Para além de aumentar a estabilidade ao baixar o centro de gravidade da máquina, a máquina acompanha as irregularidades do terreno de uma forma indulgente, proporcionando uma excelente manobrabilidade em condições de terreno difíceis", conclui Joakim.

O trabalho de desenvolvimento de uma nova máquina é um enorme esforço de equipa. Antes do lançamento de um novo modelo de máquina, os protótipos são testados exaustivamente, primeiro com os operadores de teste da própria Komatsu e, depois, por empreiteiros que trabalham em ambientes adequados ao modelo específico da máquina. Um dos prestadores de serviços, Henrik Lysebäck, da Lysebäcks Skogsentreprenad, testou um protótipo do 951XC no outono de 2022 e concluiu o teste da seguinte forma;

"A 951XC é uma boa máquina, estável e confortável de operar. É uma máquina em que podemos confiar e sentimo-nos seguros a trabalhar com um longo alcance. Esta é definitivamente uma máquina com a qual gostaria de continuar a trabalhar."