O conceito de quatro rolos de alimentação impulsionados foi introduzido com o C144 e provou ser um sucesso de mercado. O C124 baseia-se no mesmo princípio. A filosofia de projeto por trás dos cabeçotes C é que o tronco é segurado pelos rolos de alimentação. Eles centram o tronco, o que garante uma alimentação eficiente, enquanto a baixa pressão de aperto reduz o atrito, o que significa menor consumo de combustível. A adição de um quarto rolo de alimentação impulsionado faz o C124 um cabeçote ainda mais produtivo, especialmente quando se trabalha com troncos menores e/ou tortos.

A forma como os cabeçotes da linha C centralizam o tronco também contribui para medidas de comprimento e diâmetro precisas e confiáveis. Além disso, no C124 os sensores de diâmetro nas facas desgalhadoras são fixos, o que significa que não é necessário calibrar após a manutenção.

A outra grande novidade do C124 são as luzes opcionais de trabalho integradas. As luzes de trabalho montadas no cabeçote oferecem vários benefícios. Para começar, tornam mais fácil para o operador prender cada árvore. Elas também reduzem o risco de serrar pedras e outros obstáculos na floresta, tornando mais fácil avaliar a qualidade do tronco durante a alimentação. Todos esses fatores ajudam a aumentar a produtividade e reduzir o risco de inatividade.

A unidade de serra Constant Cut é montada de série desde o lançamento do C123. Constant Cut garante a velocidade correta da corrente ao longo de todo o ciclo de corte. Isto significa que o operador evita o risco de excesso de rotação do motor da serra, o que, por sua vez, significa um corte mais eficaz e uma maior produtividade. O cabeçote tem uma nova montagem do sabre com uma construção robusta. Outra melhoria de qualidade é a maior força no retorno do sabre. A unidade de serra foi projetada para máxima durabilidade e mínima manutenção.

O cabeçote pode ser complementado com equipamento para manuseio de múltiplas árvores, o que aumenta a flexibilidade como o cabeçote pode ser usado para mais tipos de colheita. Este equipamento foi desenvolvido para a máxima facilidade de serviço.

A estrutura do C124 combina baixo peso com resistência. A conexão tem um grande ângulo de inclinação para uma colheita eficaz em terrenos íngremes. Isso reduz a tensão sobre os componentes da estrutura, o que tem um efeito positivo na confiabilidade do cabeçote e no conforto do operador. O cabeçote tem facas fundidas para maior durabilidade e bom manejo do tronco. O C124 tem, como seu antecessor, roteamento inteligente das mangueiras para garantir boa durabilidade e fácil substituição das mangueiras. O cabeçote também tem pontos de serviço facilmente acessíveis para um tempo de inatividade mínimo e mantendo a produtividade. O Komatsu C124 é, muito simplesmente, um parceiro confiável que sempre entrega o esperado.