Em 26 de janeiro de 2018, a Komatsu Ltd. (Presidente e CEO: Tetsuji Ohashi) assinou um acordo para adquirir da Prenbec Equipment Inc. (CEO: Charles MacLennan), a Quadco e Southstar com sede em Quebec, Canada. A aquisição será feita através da Komatsu nos Estados Unidos e será concluído em fevereiro de 2018, desde que sejam atendidas as condições de fechamento.
Ao adicionar os cabeçotes feller de disco da Quadco e os cabeçotes harvester de grande porte da Southstar às linhas de cabeçotes Komatsu e LogMax , a Komatsu se tornará líder mundial da indústria de cabeçotes florestais. A Quadco e a Southstar continuarão a operar como empresas independentes no grupo Komatsu após a conclusão da aquisição e manterão suas redes de vendas existentes. A fim de oferecer um melhor valor aos clientes, será formada uma divisão de acessórios florestais na Komatsu Forest AB, que gerenciará as marcas Quadco, Southstar e Log Max.
A Komatsu prevê que esta aquisição não terá impacto relevante nos resultados e desempenho do seu negócio consolidado para o exercício social encerrando em 31 de março de 2018.
Antecedentes e Objetivo da Aquisição
Em abril de 2016, a Komatsu lançou um plano de crescimento. De acordo com este plano, a Komatsu decidiu fazer essa aquisição e expandir seus negócios de acessórios florestais. Os anexos de silvicultura são classificados em duas categorias: o método de Cut to Lenght (CTL), que envolve o uso de um harvester e forwarder e é popular na Europa e o método Full Tree Length (FTL), que envolve o uso de um cabeçote feller, máquina-base e skidder, que é popular na América do Norte. O mercado global de máquinas florestais, incluindo acessórios florestais, continua a crescer rapidamente. Prevê-se que haverá um crescimento particular no mercado norte-americano, onde FTL é o método dominante.
Quadco
Southstar