A chave é o sistema de gerenciamento de frota MaxiFleet da Komatsu Forest, que possibilita o suporte remoto aos clientes e, assim, reduz as reuniões pessoais durante esse período para evitar que o vírus se espalhe. "Trabalhando em casa, posso fazer uma verificação rápida de quantas máquinas ativas estão lá fora, se há algum alarme e ver se há algo que precisamos cuidar", diz Geddes.

Durante a pandemia da covid-19, a silvicultura é, como mencionado, um negócio essencial. Durante esse período, a indústria florestal mudou a especificação da madeira para se adaptar à produção alternativa e, de seu escritório em casa, Geddes pode facilmente ajudar os clientes a mudar as instruções de corte para os harvesters. "Durante a pandemia, a necessidade de paletes aumentou para que possamos ter mais logística para o fornecimento médico", explica Geddes. "É um trabalho importante e é bom saber que podemos contribuir para isso."

O MaxiFleet permite monitorar o status das máquinas, localizá-las, otimizá-las e oferecer suporte remoto. O MaxiFleet sempre foi usado como uma ferramenta de planejamento estratégico para Geddes e sua equipe, mas os benefícios do sistema tornaram-se ainda mais evidentes durante as crises. "É a combinação do sistema, juntamente com a equipe por trás dele, que torna possível oferecer ao cliente a possibilidade de manter o desempenho ideal e apoiá-lo em momentos de necessidade".

Para evitar que o vírus se espalhe, a equipe do Reino Unido instalou o MaxiFleet em uma máquina usada que será entregue a um cliente. Com isso, eles podem configurar a máquina e concluir o treinamento do operador remotamente, evitando o tempo que normalmente passariam juntos na cabine. "Apesar do bloqueio, podemos manter nossos clientes satisfeitos e oferecer o mesmo nível de suporte de antes - sem o MaxiFleet, isso teria sido impossível", conclui Geddes.