Uma prévia do novo Komatsu 895 no Komatsu Days
Press release
maio 30, 2016
Komatsu Forest lançou uma série de novos produtos no Komatsu Days, seu principal evento para usuários. Também apresentou uma prévia do novo forwarder Komatsu 895, que estará disponível a partir do início de 2017.
O Komatsu 895 é o forwarder que virou um gigante no mundo da colheita florestal mecanizada profissional. Com sua capacidade de carga de 20 toneladas, trem de força único com bogie e rodas de 28,5 polegadas e um dos maiores carregadores de forwarders do mercado. É a escolha preferida para corte final pesado nos maiores mercados florestais do mundo, Suécia/Noruega, Canada, Brasil, Austrália e Rússia.
O novo Komatsu 895 tem outras melhorias de produtividade a oferecer. A máquina é equipada com um compartimento de carga maior. A altura e largura do novo FlexBunk podem ser ajustadas a partir da cabine. O compartimento LoadFlex também foi aumentado no tamanho. O trem de força resistente proporciona maior tração e a transmissão foi atualizada desde 2016 com uma bomba hidrostática maior para um melhor manuseio.
O guindaste está sendo atualizado com um novo sistema hidráulico e uma válvula de grua maior para operação do guincho melhorada.
Para os mercados europeus e norte americanos, este modelo é equipado com uma instalação nova do motor com um eficiente e generosamente dimensionado sistema de refrigeração, controle de ventoinha com velocidade variável baseada na temperatura, e a mais moderna engenharia para um motor diesel (Tier 4). Controle de emissões baseado em tecnologia SCR sem necessidade de recirculação dos gases de escape. Isso, junto com o novo sistema hidráulico, proporciona baixo consumo de combustível e alta potência em baixas rotações do motor. O novo motor produz ainda mais potência e torque que o atual Komatsu 895. Baterias maiores, com a opção de diagnóstico das condições da baterias através do sistema de gerenciamento de frota MaxiFleet, garantem que a máquina dá a partida mesmo nas manhãs frias do inverno subártico.
O novo visual da máquina proporciona uma aparência poderosa e inteligente, e as numerosas melhorias tornam a manutenção da máquina ainda mais fácil. O novo capô arredondado do motor é acionado eletricamente e pode ser usado como uma plataforma de serviço na posição aberta. Todos os filtros estão localizados sob o capô, para fácil acesso. Há 8 escotilhas de serviço no chassi, fornecendo acesso onde ele é mais necessário. Uma válvula de drenagem por baixo do motor faz com que seja fácil substituir o óleo, sem derrames. Pontos de inspeção facilmente acessíveis para óleo do motor, diferencial e caixa de câmbio.
Como sempre com um forwarder Komatsu, o operador é o ponto de foco. A cabine do novo Komatsu 895 foi atualizada também. Proteção melhorada do operador é proporcionada por uma estrutura de cabine mais reforçada e janelas protegidas com parafusos para fácil substituição de janelas desgastadas. Algumas das outras características atualizadas incluem um botão de partida e travamento central com uma chave de controle remoto, luzes adicionais de trabalho e MediaZone.
O Komatsu 895 é equipado com o sistema de controle mais moderno do mercado, MaxiXplorer. O novo forwarder estará disponível com a balança de guindaste totalmente integrada, Protec Scale, a qual possibilita que as cargas sejam pesadas automaticamente para acompanhamento de produção e monitoramento operacional. A conexão da balança é tão compacta como uma conexão padrão e protege o roteamento das mangueiras para o roteador. A produção pode ser monitorada a partir do escritório no MaxiFleet, o primeiro sistema de gerenciamento de frota de máquinas florestais do mundo.
O novo Komatsu 895 tem outras melhorias de produtividade a oferecer. A máquina é equipada com um compartimento de carga maior. A altura e largura do novo FlexBunk podem ser ajustadas a partir da cabine. O compartimento LoadFlex também foi aumentado no tamanho. O trem de força resistente proporciona maior tração e a transmissão foi atualizada desde 2016 com uma bomba hidrostática maior para um melhor manuseio.
O guindaste está sendo atualizado com um novo sistema hidráulico e uma válvula de grua maior para operação do guincho melhorada.
Para os mercados europeus e norte americanos, este modelo é equipado com uma instalação nova do motor com um eficiente e generosamente dimensionado sistema de refrigeração, controle de ventoinha com velocidade variável baseada na temperatura, e a mais moderna engenharia para um motor diesel (Tier 4). Controle de emissões baseado em tecnologia SCR sem necessidade de recirculação dos gases de escape. Isso, junto com o novo sistema hidráulico, proporciona baixo consumo de combustível e alta potência em baixas rotações do motor. O novo motor produz ainda mais potência e torque que o atual Komatsu 895. Baterias maiores, com a opção de diagnóstico das condições da baterias através do sistema de gerenciamento de frota MaxiFleet, garantem que a máquina dá a partida mesmo nas manhãs frias do inverno subártico.
O novo visual da máquina proporciona uma aparência poderosa e inteligente, e as numerosas melhorias tornam a manutenção da máquina ainda mais fácil. O novo capô arredondado do motor é acionado eletricamente e pode ser usado como uma plataforma de serviço na posição aberta. Todos os filtros estão localizados sob o capô, para fácil acesso. Há 8 escotilhas de serviço no chassi, fornecendo acesso onde ele é mais necessário. Uma válvula de drenagem por baixo do motor faz com que seja fácil substituir o óleo, sem derrames. Pontos de inspeção facilmente acessíveis para óleo do motor, diferencial e caixa de câmbio.
Como sempre com um forwarder Komatsu, o operador é o ponto de foco. A cabine do novo Komatsu 895 foi atualizada também. Proteção melhorada do operador é proporcionada por uma estrutura de cabine mais reforçada e janelas protegidas com parafusos para fácil substituição de janelas desgastadas. Algumas das outras características atualizadas incluem um botão de partida e travamento central com uma chave de controle remoto, luzes adicionais de trabalho e MediaZone.
O Komatsu 895 é equipado com o sistema de controle mais moderno do mercado, MaxiXplorer. O novo forwarder estará disponível com a balança de guindaste totalmente integrada, Protec Scale, a qual possibilita que as cargas sejam pesadas automaticamente para acompanhamento de produção e monitoramento operacional. A conexão da balança é tão compacta como uma conexão padrão e protege o roteamento das mangueiras para o roteador. A produção pode ser monitorada a partir do escritório no MaxiFleet, o primeiro sistema de gerenciamento de frota de máquinas florestais do mundo.