A Komatsu Forest lançou pela primeira vez a opção de forwarder Komatsu Comfort Ride em 2013, um sistema de suspensão hidráulica da cabine com um design de quatro pontos que amortece eficientemente os solavancos e as vibrações. “O Comfort Ride rapidamente se tornou uma das opções mais populares para os forwarders Komatsu e agora é hora de apresentar a próxima geração do Comfort Ride, com vários recursos muito aguardados”, diz Daniel Grabbe, gerente de produto de forwarders da Komatsu Forest.

Um novo recurso é a capacidade de ajustar a firmeza lateral da suspensão da cabine, o que melhora ainda mais o conforto do operador. Essa função é adaptada à velocidade da máquina para tornar a condução o mais confortável possível, independentemente de o operador estar a passar por cima de um obstáculo fora da estrada ou a conduzir sem carga desde a aterragem até à pilha de madeira seguinte. Em termos práticos, a firmeza da suspensão é progressiva, aumentando com a velocidade da máquina para garantir o máximo conforto. “Uma vez que as preferências do operador relativamente à suspensão ideal da cabina em várias situações diferem, podem ser efectuados ajustes individuais para cada operador e as definições são automaticamente guardadas no MaxiXT”, explica Grabbe. O operador também pode ajustar facilmente a firmeza durante a condução, se necessário, para adaptar a máquina às diferentes condições do solo. A firmeza da suspensão é ajustada através de um botão no controlador manual.

Outra caraterística nova é o facto de o novo Comfort Ride poder nivelar a cabina lateralmente em inclinações até 6 graus, desde que a máquina esteja parada ou em movimento lento. Isto oferece ao operador uma postura de trabalho mais confortável durante a operação da grua, o que normalmente representa uma boa parte do seu dia de trabalho. Quando a máquina se desloca a velocidades mais elevadas, a suspensão longitudinal tem prioridade para lidar melhor com terrenos acidentados.

Durante a descarga, é vantajoso ter uma visão clara da área de carga. O Comfort Ride tem, desde há muito, um modo de descarga que eleva a cabina ao longo de todo o curso dos cilindros. Isto proporciona ao operador uma boa visão geral da área de carga e da aterragem. Uma das actualizações do novo Comfort Ride é que esta função agora também funciona quando a máquina é movida a baixa velocidade. Isto permite ao operador reposicionar a máquina na aterragem, mantendo a posição elevada. Se, no entanto, a velocidade aumentar, a cabina é automaticamente baixada para a sua posição normal.

Para além destas novas funcionalidades, o Komatsu Comfort Ride mantém as mesmas caraterísticas populares de sempre. A suspensão hidráulica da cabine amortece as vibrações das esteiras para garantir uma viagem suave e confortável para o operador, assim como amortece os solavancos durante a operação da grua. “O Komatsu Comfort Ride simplesmente oferece aos operadores de forwarders um ambiente de trabalho que é fisicamente mais tolerante, enquanto a redução de solavancos e vibrações permite que eles mantenham a concentração e os níveis de energia por mais tempo”, conclui Grabbe.