História

Uma breve história da nossa trajetória

Nossa história - Japão | Suécia | Brasil

Nossas raízes remontam a mais de 100 anos em uma floresta verdejante perto da cidade de Komatsu no Japão. Nosso fundador, Meitaro Takeuchi, era dono de uma mina que corria o risco de fechar e tinha uma visão humanitária única. Ele queria melhorar a qualidade de vida dos moradores locais, tanto para as gerações daquele tempo quanto futuras, bem como criar um negócio que pudesse crescer junto com a comunidade. Com o desejo de estabelecer tecnologia industrial no país, fundou uma nova empresa — a Komatsu — para aproveitar ao máximo as habilidades dos profissionais locais.

Com esse desejo como base, ao longo dos anos, a Komatsu teve o propósito de investir em expertise de ponta e aquisições estratégicas, reunindo pessoas inteligentes e tecnologia líder de todos os cantos do mundo. Todos compartilhando o mesmo ideal, e essa colaboração é a melhor maneira de resolver problemas e atender às necessidades da sociedade. Juntos, criamos as soluções necessárias para alcançar um futuro sustentável para as pessoas, empresas e nosso planeta.


História: Japão

  • 1921: A Komatsu foi fundada no Japão.
  • 1921: A Komatsu Iron Work se separou da Takeuchi Mining Corp Co para se tornar a Komatsu Ltd
  • 1938: Estabelecida a fábrica de Awazu.
  • 1943: Produzida a máquina de nivelamento de solo Modelo 1.
  • 1950: Nesta década Inaugurou a fábrica de Osaka, iniciou a produção de motoniveladoras, empilhadeiras, caminhões basculantes e pás carregadeiras.
  • 1960: Década da abertura fábrica de Oyama, iniciou a produção de carregadeiras de rodas.
  • 1966: Abriu o primeiro escritório na Índia.
  • 1970Década que estabeleceu a Komatsu Ltd em países incl. EUA, Singapura, Brasil, Austrália.
  • 1970: Exportação de 50.000 escavadeiras D50.
  • 1980: Estabelecida a Komatsu Ltd em países incl. Indonésia e Reino Unido, bem como empresas subsidiárias nos EUA e na Alemanha.
  • 1990: Estabeleceu a Komatsu Ltd e empresas subsidiárias em todo o mundo, desenvolveu o maior caminhão basculante do mundo.

História: Suécia

  • 1961: É fundada Umeå Mekaniska.
  • 1976: Adquirido pela Volvo BM.
  • 1986: Adquirida pela Valmet.
  • 1997: Adquirida a Partek e torna-se Partek Forest.
  • 1961: A Umeå Mekaniska foi fundada.
  • 2004: A Komatsu entrou no setor florestal om a criação da Komatsu Forest AB.

A Komatsu tem mais de 60.000 funcionários em todo o mundo, com cerca de 1.650 trabalhando para a Komatsu Forest. A sede da Komatsu Forest fica em Umeå, na Suécia. Em Umeå, também está localizada uma unidade de produção para máquinas florestais de rodas e cabeçotes de harvester.

 

  História: Brasil

  • 2004: Após Adquirir a Partek torna-se: Komatsu Forest
  • 2008: Lançado o primeiro sistema de transporte autônomo (AHS) do mundo.
  • 2012: Adquirido a Log Max.
  • 2015: Entrou  no mercado de Construção Inteligente.
  • 2017: Adquiriu a Joy Global.
  • 2018: Adquirida Quadco, Southstar, Oryx Simulations.
  • 2019: Adquirido a empresa Americana TimberPro.
  • 2019: Primeira plantadeira lançada no mercado.
  • 2022:Trator florestal D155 no portfólio de produtos.
  • 2022: Komatsu adquire a Bracke Forest.
  • 2023: Apresentação da PC210 p12b Planter.
  • 2023: Protótipo da plantadeira com cabeçote duplo, PC240 P22 Bracke.
  • 2024: Início da operação Full Tree com Feller Timber Pro 775D. 


Fatos Históricos da Komatsu Forest Brasil 

1972 - 2024

1961



“Skruven”, nossa primeira máquina florestal

1972



“Tviggen”, o primeiro processador móvel que desgalha e desbastal.

1984



Valmet 901, uma colheitadeira de punho único com cabine de nivelamento.
 

1997



Apresentamos o primeiro computador móvel do mundo com um cortela para máquinas florestais.

2005



O primeiro kit de escavadeira, Komatsu para uma colheitadeira Komatsu.

2011



As colheitadeiras 931.1 e 911.5, ambas com nosso novo motor SCR extremamente eficiente em termos de combustível.

 

2012



MaxiFleet, o primeiro sistema de gerenciamento de frota para máquinas florestais do mundo é apresentado.

2013



Confort Ride para forwarders.

2017



Nossos primeiros harvesters 8WD, 931XC e 901XC, bem como SmartFlow.

    

2019



ProAct 2.0, um novo conceito de serviço proativo é introduzido.

2022



Um sistema de controle completamente novo, MaxiXT, e a ferramenta inteligente de mapa e planejamento MaxiVision.

2023



Plantio em escala,
primeiro plantio automatizado do mundo com 4 unidades do D61 na Suzano.
 

2023



Primeiro modulo FullService em áreas declivosas na Suzano.

2024



Double Planter ganha força no mercado, com 4 unidades em operação.


  

2024

.

Komatsu Timber Pro TL775D faz a sua primeira colheita no Brasil.

 

 

Skruven

1961-1970

Dois começos

A história da Komatsu Forest não tem um, mas dois inícios. Um na Suécia, outro na Finlândia. Na Finlândia, a estatal Valmet Oy foi fundada após a Segunda Guerra Mundial. A empresa rapidamente se tornou protagonista no desenvolvimento de máquinas florestais em seu país de origem. Na Suécia, o ano de 1961 testemunhou a fundação da pequena empresa Umeå Mekaniska, na cidade de Umeå, em uma região caracterizada por uma sólida indústria florestal e por tradições enraizadas em inovação e empreendedorismo. A Umeå Mekaniska tinha interesse em encontrar novas soluções para a mecanização de trabalhos industriais pesados manuais. Em 1965, foi lançada uma máquina completamente nova, chamada Skruven (parafuso). Tratava-se de um conceito único e o primeiro passo significativo rumo à mecanização da colheita. O Skruven contava com grandes parafusos helicoidais rotativos na parte inferior de uma grande base na qual eram colocados feixes de árvores. Sua eficiência era revolucionária.

Tviggen

1971-1980

Volvo demonstra interesse

Na década de 1970, a finlandesa Valmet apresentou um rápido desenvolvimento. Paralelamente, um ambiente altamente inovador prosperava na sueca Umeå Mekaniska. Tanto na Suécia quanto na Finlândia, o número de empreiteiros florestais especializados estava crescendo com a popularização cada vez maior da mecanização no trabalho florestal. Em 1972, os desafios enfrentados pelo Skruven deram origem a um novo desenvolvimento. O Tviggen, como seu sucessor foi batizado, era uma máquina para troncos individuais com uma serra de corrente e se tornou um sucesso instantâneo. Todas as inovações técnicas que a pequena Umeå Mekaniska havia lançado começaram a atrair a atenção de empresas maiores do setor de máquinas florestais sueco. Atenção que, em 1976, levou a Volvo BM a adquirir a Umeå Mekaniska como parte de seu investimento no setor florestal. Em 1979, a Volvo BM começou a colaborar com a Valmet Oy em tratores. 
Valmet 901 1984

1981-1990

O primeiro harvester com uma única garra

No ano de 1984, surgiu um marco na fabricação global de máquinas florestais. A Umeå Mekaniska lançou o primeiro harvester do mundo especialmente projetado com uma única garra, o Valmet 901. Um harvester de garra única permitiu que a derrubada, o desgalhamento e o traçamento fossem feitos com uma única garra, em vez de duas. O Valmet 901 também tinha uma cabine com rotação completa e nivelamento. Essa solução técnica foi desenvolvida há mais de 30 anos, mas ainda é considerada o melhor método para uma produtividade sustentável. Esse enorme salto tecnológico aumentou o interessa da Valmet Oy na Umeå Mekaniska, que foi totalmente adquirida pela Valmet em 1986. Como consequência, as marcas foram consolidadas sob o nome Valmet, mantido por 25 anos. Em 1989, os laços entre Suécia e Finlândia foram totalmente consumados quando a empresa mudou seu nome para Valmet Logging AB.

Valmet 965

1991-2000

Vários mercados novos

Devido à reestruturação no grupo Valmet Oy, do qual a Valmet Logging fazia parte, em 1994 o nome foi alterado para SISU Logging. Na década de 1990, a expansão internacional da companhia deus novos passos, com a fundação e a aquisição de empresas em mercados em crescimento, como Austrália, América do Sul e América do Norte. No início dos anos 1990, foi lançado o primeiro cabeçote harvester totalmente desenvolvido especialmente para o mercado sul-americano. Esse foi o primeiro cabeçote harvester usado com uma escavadeira como transportadora, que provou ser um conceito altamente bem-sucedido para a extração em plantações florestais no continente. Em 1998, a empresa mudou mais uma vez de nome quando o primeiro proprietário privado, o grupo industrial finlandês Partek, assumiu o comando. O novo nome era Partek Forest. 
Komatsu PC200F com 370E

2001-2010

Proprietário japonês

Em 2000, teve início uma colaboração informal entre a Komatsu e a Partek Forest, e havia muitos rumores de que a Komatsu desejava adquirir a Partek Forest. Em 2002, a mudança de propriedade foi anunciada e causou grande surpresa. O estado finlandês decidiu vender a Partek para o fabricante finlandês de elevadores e escadas rolantes Kone. A aquisição da Kone abriu caminho para que a Komatsu comprasse a Partek Forest. Em 2004, a Komatsu Ltd se tornou a proprietária e rebatizou a empresa como Komatsu Forest. A Komatsu Ltd identificou oportunidades de sinergia e desenvolvimento nas quais a tecnologia e os produtos das máquinas florestais poderiam tornar as máquinas de construção da Komatsu mais atraentes, em particular na colheita florestal. A primeira evidência de colaboração entre nórdicos e japoneses veio em 2005, quando a Komatsu Forest lançou um kit capaz de converter rapidamente uma escavadeira em um harvester. 

2011-

Mudança de nome das máquinas

O passo significativo seguinte foi dado em 2011, quando as máquinas passaram a se chamar Komatsu, após 25 anos da marca Valmet. No entanto, a clássica cor vermelha foi mantida. Em 2012, a Komatsu Forest adquiriu o fabricante de cabeçotes Log Max AB, juntamente com a Log Max Inc. Sob a administração da Komatsu Ltd, o desenvolvimento de produtos aumentou consideravelmente. Em pouco anos, cinco novos forwarders e cinco novos harvesters foram lançados. Em 2016, foi lançado o Komatsu 931XC, seguido pelo Komatsu 901XC em 2017. A série XC de harvesters apresenta uma solução única para oito rodas em comparação com outros fabricantes. As máquinas são construídas em torno do conceito de chassi exclusivo e bem testado na prática da Komatsu, com uma junta articulada, um eixo oscilante, função de inclinação para a cabine e a grua, bem como estabilização com sensor de carga da Komatsu. A eficácia desse conceito foi comprovada ao longo de décadas. A série XC da Komatsu combina o eixo traseiro oscilante com um bogie montado no eixo único. Em 2018 a Komatsu adquiriu as operações de cabeçotes florestais da Quadco e da Southstar, assim como a Oryx Simulations, uma empresa líder mundial no desenvolvimento de sistemas de simulação de veículos pesados.