A Komatsu Forest apresentou sua primeira grua paralela para harvesters em 1999. O seu design inventivo ligava as lanças principal e exterior, simplificando assim o controlo da grua. A Smart Crane leva esse desenvolvimento para o próximo nível, com a grua movendo-se como uma única unidade - desde a lança principal até a ponta do braço telescópico.

A precisão e a capacidade de reação são duas das maiores vantagens da Smart Crane. O operador pode facilmente dirigir a cabeça para onde pretende com movimentos suaves e precisos, contribuindo para uma forma de trabalho mais descontraída. Um operador relaxado pode manter-se concentrado durante mais tempo e trabalhar de forma mais produtiva ao longo de todo o dia de trabalho.
“A experiência dos operadores que experimentaram a grua inteligente é que ela reduz significativamente as vibrações da grua, algo que também contribui para uma melhor ergonomia do operador”, afirma Tobias Ettemo, gerente de produtos de harvesters da Komatsu Forest.

Outra vantagem da Smart Crane é a necessidade de menos movimentos de alavanca. O controlo automático do braço telescópico torna ainda mais fácil conduzir a grua exatamente para onde se pretende - um único movimento da alavanca faz com que a grua fique totalmente ao alcance da máquina. Isto proporciona uma melhor ergonomia para o operador e também ajuda a manter o nível de energia ao longo do dia.

Uma área onde a Smart Crane é particularmente útil é o desbaste de povoamentos densos, onde o operador trabalha frequentemente com a cabeça longe da máquina, fazendo uso extensivo do braço telescópico. O controlo automático da grua torna o trabalho mais fácil e mais eficiente. Também simplifica quando o operador, por exemplo, quer levantar rapidamente a grua para mover a cabeça sobre as rodas para o outro lado da máquina. Um desbaste mais rápido e mais eficiente poupa horas de trabalho valiosas e contribui para uma maior rentabilidade.

Uma vez que a operação da grua ocupa uma boa parte do dia de trabalho de um operador de ceifeira-debulhadora, há grandes vantagens em otimizar esta parte do trabalho. A Smart Crane oferece ao operador uma grua que segue suavemente cada movimento da alavanca com grande precisão - até à ponta da grua. Além disso, também oferece outras vantagens, como uma operação mais simples da grua, menos esforço físico e maior produtividade. “Estas são vantagens que se reflectem tanto na rentabilidade como no bem-estar do operador”, conclui Ettemo.